Remo 1x2 PSC (Josué Teixeira)
Remo 1x2 PSC (Josué Teixeira)

O Remo ficou com o vice-campeonato paraense, mas nem tudo é tão desastroso para o Leão. Clássico é clássico, tudo pode acontecer e o Remo mostrou isso nos 4 clássicos que disputou no ano. O esforço demonstrado pelo azulinos ao longo da competição, mesmo com um investimento que não chega a 50% do rival, não pode ser esquecido pelo gol sofrido aos 45 minutos do segundo tempo.

Ao ser eleito presidente do Remo, Manoel Ribeiro deixou claro que a folha salarial do clube seria baixa e que iria priorizar atletas regionais e das categorias de base. Com isso, contando os salários dos jogadores e comissão técnica, os azulinos possuem neste início de ano uma despesa de cerca de R$ 220 mil, que deve ser aumentada no Brasileirão.

Contudo, o técnico Josué Teixeira teve em mãos um elenco limitado em número de jogadores, o que se agravou quando as lesões começaram a aparecer. Passou a ser raro conseguir repetir uma escalação por mais de 2 jogos. Além disso, Eduardo Ramos, principal meia da equipe, que havia voltado do empréstimo para o Santo André (SP), discutiu com o comandante azulino e tenta, na Justiça, seu desligamento do clube.

Apesar da boa sequência invicta no Parazão, quando ficou 10 jogos sem perder, a conta chegou para o Leão. Na semifinal, diante do Independente Tucuruí, os azulinos – muito desfalcados – foram derrotados no jogo de ida e só conseguiram igualar a diferença nos minutos finais da partida de volta, em Belém, após muita pressão e bolas na áera. A classificação veio depois de 24 cobranças de pênaltis.

A falta de regularidade escancarou as deficiências técnicas e táticas do elenco, sempre com improvisações, chegando a atuar até com 5 atacantes contra o Galo Elétrico.

Nos 2 jogos da decisão diante do Paysandu, o Remo se viu dominado na primeira etapa e cresceu na segunda, com um rival cansado. Apesar de melhor nas etapas finais, o Leão só conseguiu chegar ao empate, faltando uma maior qualidade nas armações das jogadas para obter a vitória.

Flamel, que supriria a ausência de Eduardo Ramos, foi para o banco nos 2 jogos, mas não entrou por estar longe das condições físicas ideais. Os volantes não corresponderam o esperado e o atacante Jayme, que terminou o jogo como lateral-direito, era quem devia estar junto de Bergson, na hora do segundo bicolor, mas faltou o “cacoete” de marcação.

Eliminado da Copa do Brasil, Copa Verde e vice no Campeonato Paraense, os azulinos agora concentram suas atenções e forças para a Série C do Brasileirão, que começa no próximo dia 14/05. Logo de cara, o Leão terá pela frente o Fortaleza (CE), em Belém.

O time azulino já anunciou 10 novos nomes para integrar o elenco, todos indicados por Josué Teixeira. Apesar dos resultados adversos nas 3 primeiras competições do ano, o Remo mostrou sua força de superação, garra e vontade, o que será importante para a competição nacional. Resta esperar que os reforços tragam maior qualidade técnica, tática e física ao elenco.

Globo Esporte.com, 08/05/2017