Copa Verde 2017
Copa Verde 2017

A Copa Verde 2017, primeira competição “carbono zero” do futebol brasileiro, foi lançada na manhã desta sexta-feira (17/02), em Macapá (AP), com mais iniciativas sustentáveis. Nesta edição, que iniciou em janeiro com jogos da fase preliminar, o ingresso das semifinais e finais será feito de sementes e poderá ser plantado após as partidas, garantiu a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“A gente já tem trabalhado muito com o lixo reciclado, fazendo troca de ingressos por garrafas pets e agora vamos transformar o ingresso em papel semente, um papel que após a sua utilização, poderá ser plantado como se fosse uma semente, portanto passível de ser transformada rapidamente em uma árvore. É uma experiência nova que será aplicada na semifinal e na final, mas que queremos depois introduzir este método em outras competições brasileiras”, disse o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

A cerimônia contou ainda com a presença do vice-presidente da CBF, Antunes Carlos Nunes, do governador do Amapá, Waldez Góes, e do presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Roberto Góes, entre outros presidentes de Federações que participam do torneio.

O secretário-geral da CBF explicou outras medidas adotadas pela Copa Verde para esse ano. Entre elas, o debate sobre resíduos sólidos e o uso de copos descartáveis. O torcedor poderá comprar o copo personalizado da competição para se hidratar e depois pegar o dinheiro de volta, caso não queria o objeto.

“Introduzimos na Copa Verde o debate sobre os resíduos sólidos, onde é uma obrigação de todos guardá-los. Daremos exemplos dentro dos estádios, juntamente com as cooperativas de catadores, para fazer a reciclagem e separação adequada do lixo. Mostraremos os nossos estádios após o espetáculo e o lixo totalmente recolhido e levado para o seu destino final”, explicou Feldman.

Assim como anunciado em 2016, a 4ª edição da Copa Verde não dará vaga para a Copa Sul-Americana. Agora, o vencedor do torneio garante participação direta na fase de oitavas-de-final da Copa do Brasil em 2018.

O campeão receberá 2 troféus: a taça convencional, entregue à equipe vencedora após a decisão, e uma árvore da flora brasileira, prêmio vivo que vai ser plantado na sede ou no CT do clube.

A competição mantém a presença do “Vermelhão”, mascote oficial do campeonato inspirado na arara-vermelha-grande, animal ameaçado de extinção e encontrado em Estados onde estão sediados os clubes participantes do torneio.

Ao todo, 18 equipes disputam o título desta edição: Atlético (AC), Galvez (AC), Fast (AM), Nacional (AM), Santos (AP), Ceilândia (DF), Luziânia (DF), Sete de Dourados (MS), Operário (MS), Cuiabá (MT), Luverdense (MT), Rio Branco (ES), Tocantins (TO), Rondoniense (RO), Águia de Marabá, Paysandu, Remo e São Raimundo (RR).

A competição é disputada em sistema eliminatório, com jogos de ida e volta. As duas partidas da decisão estão marcadas para os dias 26/04 e 17/05.

Globo Esporte.com, 17/02/2017