Notícia de Infração
Notícia de Infração

O Remo, através de um escritório de advocacia do Rio de Janeiro, deu entrada oficialmente, na noite da última sexta-feira (23/09), com uma “notícia de infração” contra o Botafogo (PB) junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O documento denuncia o clube paraibano por ter, supostamente, escalado o volante Sapé de maneira irregular na Série C do Brasileirão.

Segundo o texto do documento, o Remo pede que

(…) seja instaurado um processo disciplinar, visando apurar a flagrante infração tipificada no artigo 214 do CBJD, pelos motivos de fato e de direito que passa a expor.

O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) trata de

Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.

A pena prevê a perda do número máximo de pontos de uma vitória (3 pontos), independentemente do resultado da partida (vitória, empate ou derrota), e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

O Remo, agora, aguardará a resposta da procuradoria do STJD, que pode optar por fazer a denúncia contra o Botafogo (PB) para um julgamento no órgão ou apenas arquivar a denúncia por falta de provas.

Paralelo a isso, o Remo também pede a paralisação da Série C. Os jogos das quartas-de-final, que definem os 4 clubes que conseguem o acesso à Série B de 2017, acontecerão a partir da próxima sexta-feira, dia 30/09.

Com uma possível punição no STJD, o Botafogo (PB) perderia 18 pontos e seria rebaixado à Série D. O América (RN) evitaria a queda no Grupo A da Série C, enquanto que o Remo ficaria com o 4º lugar e enfrentaria o Guarani (SP) na fase decisiva da competição.

Globo Esporte.com, 24/09/2016