Levy, Marcelo Veiga, Welthon e Yuri
Levy, Marcelo Veiga, Welthon e Yuri

A derrota diante do Vasco (RJ), que decretou a saída do time da Copa do Brasil, pode ter colocado um ponto final em uma das piores campanhas do Clube do Remo em início de temporada. Além da eliminação no torneio nacional, o Leão também foi mal em outras duas competições oficiais: o Parazão e a Copa Verde. Agora, a ordem no Baenão é esquecer o que passou e buscar o acesso à Série B do Brasileirão, que o clube disputou pela última vez em 2007.

Para que o sonho do acesso se torne realidade, o Leão precisa, antes, seguir uma longa trajetória na Série C deste ano e, ao final do campeonato, figurar entre os 4 primeiros colocados entre os 20 clubes participantes. Um desafio que exigirá, como bem sabem a diretoria e, principalmente, o técnico Marcelo Veiga, um elenco de melhor qualidade e de maior quantidade de jogadores em relação ao montado para as 3 competições anteriores.

Partindo desse princípio, a direção já deu início ao projeto do Brasileirão, acertando com os primeiros 5 novos atletas, que terão a companhia de, no mínimo, outros 10 novos jogadores.

A ideia de Marcelo Veiga, referendada pelos dirigentes, é contar com um grupo de, no mínimo, 30 atletas, entremeados pelos que permanecerão no clube e aqueles que já foram contratados e os que estão em fase de negociação.

“Acredito que este seja o número ideal para se disputar uma competição de longo curso, como é o Campeonato Brasileiro”, diz Veiga.

Só na primeira fase da Série C, o Leão disputará um total de 18 partidas em que precisa se classificar entre os 4 primeiros. Para ir à Série B do ano que vem, o Remo, então, terá que passar por mais duas partidas no mata-mata das quartas de final. Caso pretenda repetir o feito de 2005, quando levantou o título da Série C, o time azulino terá ainda mais 4 jogos pelas semifinais e finais do campeonato, também sendo mata-mata.

Dos 9 adversários do Remo na primeira fase da Série C, apenas o ABC (RN) – além do Leão, campeão de 2005 – já conseguiu levantar o título da competição, em 2010. Além disso, o Fortaleza (CE) talvez seja o adversário de maior perigo ao time remista na etapa inicial. Em suas últimas participações na competição, os cearenses estiveram bem perto de conseguir o acesso, batendo na trave em 2012, 2014 e 2015, perdendo no mata-mata do acesso.

Além dos 3 citados acima, os demais integrantes do grupo azulino são: Cuiabá (MT), ASA (AL), River (PI), Botafogo (PB), Confiança (SE), Salgueiro (PE) e América (RN). Destes, apenas o Botafogo (PB) já pôde festejar um título de campeão brasileiro, quando levantou a taça da Série D em 2013.

Clubes participantes do Grupo A1 da Série C 2016:

[one_half last=”no”]ABC (RN) – campeão da Série C 2010
ASA (AL)
América (RN)
Botafogo (PB) – campeão da Série D 2013
Confiança (SE)[/one_half][one_half last=”yes”]Cuiabá (MT)
Fortalza (CE)
Remo – campeão da Série C 2005
River (PI)
Salgueiro (PE)[/one_half]

Diário do Pará, 01/05/2016