Copa do Brasil
Copa do Brasil

A CBF divulgou, nesta segunda-feira (12/12), o Ranking Nacional de Clubes (RNC) atualizado para 2017, que tem influência direta na participação dos clubes em algumas competições.

O Remo subiu bastante. O acesso no ano passado somado à campanha regular da Série C deste ano fez o Leão ganhar 12 colocações e agora ocupa a 57ª posição. Além de garantir vaga direta na Copa Verde, os azulinos também ficam em situação mais confortável no sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil.

Com o novo regulamento da segunda principal competição nacional divulgado pela CBF no dia 01/12, a subida no ranking nacional dá ao Remo adversários mais “tranquilos” na primeira fase. O Leão Azul cai agora em outro pote e deixa de enfrentar logo de cara equipes do primeiro escalão do país, o que vinha acontecendo desde 2013.

De lá para cá, o Remo enfrentou Flamengo-RJ (2013), Internacional-RS (2014), Atlético-PR (2015) e Vasco-RJ (2016), deixando a competição sem nenhuma vitória em todas essas edições.

No novo regulamento, as 2 primeiras fases serão disputadas em jogo único, com o mando de campo da equipe pior ranqueada e vantagem do empate para o visitante. A divisão da renda fica em 60% para o classificado e 40% para o eliminado. O sorteio dos confrontos será realizado nesta quinta-feira, dia 15/12.

Os adversários azulinos da 1ª fase podem ser PSTC (PR), Rondoniense (RO), São Francisco de Santarém, São José (RS), 7 de Setembro (MS), Sinop (MT), Ferroviária (SP), Gurupi (TO), Friburguense (RJ) ou Fast (AM).

Globo Esporte.com, 13/12/2016