Remo 2x0 Cuiabá-MT (Marcinho)
Remo 2x0 Cuiabá-MT (Marcinho)

O Remo não precisou se esforçar para vencer o Cuiabá (MT) na noite desta segunda-feira, 25/07, pela 10ª rodada da Série C do Brasileirão. De uma forma geral, a partida foi de poucas emoções. O Leão Azul passou muito tempo tocando a bola de lado, buscando uma brecha na defesa do lanterna da competição. Conseguiu fazer 2 a 0 – gols de Yuri e Diogo Borges (contra) – quando decidiu acelerar o jogo. A palavra chave da vitória, para os jogadores do Remo, foi uma só: paciência.

Novamente, o destaque do jogo, pelo lado azulino, foi Edno. Dessa vez, o atacante passou em branco, mas participou diretamente dos 2 gols. Deu a assistência para Yuri inaugurar o placar, aos 40 minutos do primeiro tempo; e lançou Eduardo Ramos, aos 5′ do segundo, que chutou a bola na trave que acabou desviada para dentro do gol pelo zagueiro do Cuiabá (MT).

“A gente teve paciência. Às vezes, o torcedor quer que a gente jogue para frente. Entendo, mas muitas vezes a equipe (adversária) está fechada. Estavam jogando no contra-ataque, bolas diagonais nos flancos do campo, então a gente teve que ter paciência, tocar a bola até achar um espaço. Foi quando o Yuri fez a tabela comigo, um homem que veio de trás e conseguiu fazer o gol. No segundo tempo, o jogo abriu muito mais. Eles tiveram que sair. A gente trabalhou a bola e, no momento certo, matamos o jogo. Poderíamos ter feito mais, mas acho que está de bom tamanho pelo rendimento, pela raça. Os times, quando entrarem aqui, têm que pensar: ‘hoje nós vamos pegar o Remo, vai ser difícil’. É o que tem acontecido. Temos que continuar no mesmo espírito”, analisou Edno.

A paciência do Remo foi necessária porque o Cuiabá (MT), que vive situação delicadíssima na Série C, optou por jogar retrancado, apostando nos contra-ataques. Se os homens de frente não tinham espaço para atuar, era necessário aumentar a movimentação e girar a bola pelo campo, segundo Wellington Saci.

“O adversário veio atrás da linha da bola. Ali atrás, a gente conseguia tocar, com Yuri, Michel (Schmöller), Henrique, Levy, Max e eu. Do meio para frente, a gente teve um pouquinho de dificuldade porque eles estavam todos atrás. Isso dificultou bastante. Hoje (segunda-feira) o Edno, Eduardo (Ramos) e Marcinho se movimentaram bastante e tinham que fazer isso mesmo para deslocar a marcação do adversário. Foi assim que nós conseguimos fazer o primeiro gol, tanto que quem fez foi o Yuri, um volante vindo de trás. A gente sabia que uma hora a gente ia conseguir furar a zaga deles porque estávamos com bastante posse de bola”, salientou o lateral-esquerdo azulino.

Na próxima rodada, o Remo faz o confronto direto contra o ASA (AL), agora fora de casa, no Estádio Municipal de Arapiraca (AL). O clube alagoano foi ultrapassado pelos paraenses nessa rodada, mas estão apenas 1 ponto atrás do Leão, na 5ª colocação. Vencer no próximo sábado (30/07) dará ao time azulino uma “gordura” na tabela de classificação.

“A gente teve paciência para trabalhar a bola. Foi uma bela infiltração do Yuri para fazer o gol. Agora é trabalhar durante a semana e buscar os 3 pontos fora de casa. Lá fora, buscar qualquer tipo de ponto é importante. A gente está um pouquinho engasgado, porque perdemos pontos para eles (ASA-AL) aqui, dentro de casa, então a gente tem que buscar os 3 pontos lá. Tenho certeza que se a gente trabalhar bem essa semana, vai dar tudo certo. A gente tem que correr um pelo outro. Depois que o Waldemar chegou, a gente incorporou esse espírito”, destacou o meia Marcinho.

Globo Esporte.com, 25/07/2016