Remo 2x0 Confiança-SE (Edno e Levy)
Remo 2x0 Confiança-SE (Edno e Levy)

A vitória diante do Remo fez o ABC (RN) saltar da 4ª para a 1ª colocação do Grupo A da Série C do Brasileirão. O Leão paraense, por outro lado, fez o caminho inverso, saindo da liderança para o 4º lugar na tabela.

Essa alternância, aliás, é uma característica da chave que envolve os clubes do Nordeste, Pará e Mato Grosso. Ao longo das 15 rodadas da fase de classificação, 6 equipes se revezaram na liderança, enquanto que 8 delas já estiveram no G4 que garante vaga às quartas-de-final.

O Fortaleza (CE) foi o time que mais vezes esteve como líder: foram 8 rodadas. Botafogo (PB) e América (RN) chegaram ao topo da tabela em 2 oportunidades, enquanto que ASA (AL), Remo e ABC (RN) garantiram a 1ª colocação 1 vez cada. Confiança (SE), River (PI), Cuiabá (MT) e Salgueiro (PE) nunca estiveram na liderança.

Quando o assunto é o G4, as 4 primeiras posições que levam ao mata-mata decisivo por um lugar na Série B do ano que vem, Fortaleza (CE) e Botafogo (PB) largam na frente até aqui. Das 15 rodadas disputadas até o momento, cearenses e paraibanos estiveram entre os primeiros colocados em 13 delas, se tornando os favoritos por uma das 4 vagas à fase seguinte.

Atualmente na 5ª colocação por causa do saldo de gols menor, o ASA (AL) figurou no G4 em 10 oportunidades. Remo em 9, ABC (RN) em 7, América (RN) em 4, Salgueiro (PE) em 3 e Confiança (SE) em 1 rodada, fecham o grupo de clubes que já ficaram nas primeiras colocações. River (PI) e Cuiabá (MT) nunca alcançaram a zona de classificação à próxima fase.

Faltando 3 partidas para o final da fase de classificação da Série C, o Grupo A mostra uma disputa equilibrada pelas 4 vagas ao mata-mata. A distância do 1º colocado para o 5º é de apenas dois pontos. O primeiro “pelotão” apresenta ABC (RN) e Fortaleza (CE), ambos com 25 pontos, seguidos de Botafogo (PB), Remo e ASA (AL), com 23.

O segundo grupo que segue com chances de classificação é formado por América (RN), com 19 pontos, Cuiabá (MT) e Salgueiro (PE) com 17, e Confiança (SE) com 16. Em último lugar, com 12 pontos, o River (PI) apenas briga contra o rebaixamento à Série D de 2017 e não tem mais chances matemáticas de chegar ao G4.

Globo Esporte.com, 30/08/2016