Reunião sobre a Copa Verde
Reunião sobre a Copa Verde

O secretário geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Valter Feldman, esteve em Belém na última quarta-feira (25/05) reunido com o grupo que elaborou o projeto de sustentabilidade da Copa Verde 2016. Durante o encontro, foi apresentado o relatório final da competição, que é considerada a primeira de forma sustentável do mundo.

Feldman agendou novas proposições, como a criação da “Green Cup”, internacionalizando a competição, com possibilidade de contar com a participação de um ou mais clubes dos Estados Unidos.

“Essa foi uma possibilidade cogitada na reunião e bem aceita pelo Feldman, que ficou de estudar a viabilidade. A ideia é que a competição regional seja classificatória para a versão internacional. Esse será um começo para a integração entre países que trabalhem a sustentabilidade através do futebol. Talvez essa novidade aconteça já a partir da edição de 2018”, disse o jornalista Carlos Ferreira, comentarista do SporTV e da TV Liberal, e idealizador do projeto de associar o futebol a uma competição ambiental.

Também participaram da reunião representantes de Remo, Paysandu, Federação Paraense de Futebol (FPF), Ministério Público do Pará e o deputado federal Arnaldo Jordy. Entre os resultados obtidos com a Copa Verde, estão o plantio de 1.222 árvores, em uma ação patrocinada pelo Governo de São Paulo, compensando o compromisso de compensação do gás carbônico emitido na logística da Copa.

Também foram arrecadadas quase 2 toneladas de garrafas pet, que foram trocadas por ingressos em Macapá (AP), Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Rio Branco (AC), e foram destinadas às cooperativas de catadores de resíduos.

Um documentário específico sobre as ações de sustentabilidade da Copa Verde será apresentado à Fifa. Segundo Carlos Ferreira, Valter Feldman autorizou que um grupo executivo, liderado pelo publicitário Gil Portela e com sede em Belém, produza um projeto de comercialização para potencializar o torneio, proporcionando maiores cotas aos clubes participantes. Atualmente, são distribuídos R$ 810 mil entre as 16 equipes da competição.

Globo Esporte.com, 26/05/2016