Mangueirão (Re-Pa)
Mangueirão (Re-Pa)

Remo e Paysandu fazem, neste sábado, 18/04, o terceiro clássico Re-Pa do ano. Os clubes repetem a semifinal do ano passado da Copa Verde e decidem, a partir das 16h, no Mangueirão, qual será o paraense que enfrentará o Cuiabá (MT) na grande final da competição. Os técnicos Cacaio e Dado Cavalcanti abusaram do mistério durante a semana para aumentar o clima de expectativa até a bola rolar.

Diferente do rival, o Remo chega com um elenco mais cansado – mas ao mesmo tempo motivado – por conta do jogo contra o Atlético (PR), na quarta-feira, 15/04, pela Copa do Brasil. Apesar da viagem longa até Curitiba (PR), dos mais de 90 minutos de partida e, no fim, a eliminação da competição nos pênaltis, o Leão chega para Re-Pa motivado após ter jogado de igual para igual contra um time da Série A do Brasileirão. Problemas como desfalques importantes, salários atrasados e o relacionamento abalado entre jogadores e a diretoria continuam, mas o time promete um pacto pela vitória em respeito ao torcedor.

O ambiente do Paysandu, por outro lado, é menos agitado. O time bicolor teve quase uma semana livre de jogos para se preparar, sendo que a última partida foi o 9 a 0 histórico contra o São Francisco, no domingo (12/04), pelo Campeonato Paraense. Dos outros dois clássicos oficiais disputados esse ano, os bicolores saíram vencedores, perdendo apenas o Re-Pa amistoso de janeiro, nos pênaltis, mas já distante na memória do torcedor. Por isso, o clima na Curuzu também é de extrema confiança, até mesmo porque a equipe pode perder por até 1 gol de diferença que mesmo assim avança na competição, já que venceu na ida por 2 a 0 – neste caso, o gol fora de casa não conta, já que ambos os jogos têm como palco o Mangueirão.

A arbitragem da partida será de Marcos André Gomes da Penha, do Espírito Santo. Ele terá como auxiliares o tocantinense Fábio Pereira e o paraense Lúcio Ipojucan Ribeiro da Silva Mattos.

Contra o Furacão, Cacaio poupou jogadores que considera chave no elenco, como Levy, Ratinho – que não atuaram os 90 minutos em Curitiba (PR) – e Alberto. O treino de sexta-feira (17/04) foi aberto ao público e à imprensa, mas o treinador não quis adiantar como escalará o time. A formação testada foi similar a do último jogo da Copa do Brasil, sem centroavante, com: Fabiano; Levy, Max, Igor João e Alex Ruan; Alberto, Ilaílson, Dadá e Ratinho; Bismark e Rony. Cacaio afirmou, no entanto, que surpresas podem aparecer.

No Paysandu, Dado fez treinos fechados durante a semana na tentativa de protelar ao máximo a divulgação de quem serão os substitutos do lateral-direito Yago Pikachu e do volante Jhonnatan. Os cotados para assumir as vagas são Ricardo Capanema e Djalma, que foram testados nas duas funções, de forma improvisada. Uma provável formação contra o Remo é: Emerson; Ricardo Capanema (Djalma), William Alves, Marquinhos e Marlon; Augusto Recife, Radamés, Djalma (Ricardo Capanema) e Carlinhos; Bruno Veiga e Aylon.

Os principais desfalques do time azulino são o meia Eduardo Ramos e o zagueiro Ciro Sena. O primeiro, foi liberado pelo médico do clube para voltar aos treinos esta semana, mas precisa recuperar condicionamento físico. Sena cumpre suspensão, já que foi expulso no jogo de ida. O meia Mateus Carioca não foi inscrito na Copa Verde, e por isso não foi relacionado.

O meia Rogerinho continua fora do time bicolor, se recuperando de lesão. Outras duas ausências importantes são Yago Pikachu e Jhonnatan, que cumprem suspensão. Souza também está fora do duelo por não estar inscrito na competição.

Globo Esporte.com, 18/04/2015