Alex Ruan
Alex Ruan

Mesmo sem a presença do técnico Zé Teodoro, que adiou seu retorno de viagem para a madrugada de hoje (03/03), o Remo treinou em dois períodos ontem. Pela manhã, os trabalhos foram físicos em uma academia do bairro de Nazaré, sob o comando do preparador Nicolau Barros. Já à tarde, debaixo de muita chuva, os auxiliares Agnaldo de Jesus e Márcio Rocha comandaram um treino técnico-tático, no Baenão.

Zé Teodoro, que retoma o comando dos treinamentos hoje pela manhã, deve poder contar com quase todo o elenco no treino desta terça-feira. A única ausência será o zagueiro Raphael Andrade, que voltou a sentir dores no local da lesão muscular que o havia afastado da equipe nas últimas semanas.

Com isso, aumentam as chances de o defensor também ser desfalque na partida da próxima segunda-feira, 09/03, contra o Princesa do Solimões (AM), às 21h30, em Manaus (AM), pela segunda fase da Copa Verde.

De acordo com o médico Ricardo Ribeiro, o jogador será submetido a um exame de ultrassonografia para avaliar a gravidade da contusão. “Só então poderemos dar um diagnóstico da gravidade do problema e, a partir daí, traçar o tratamento para saber em quanto tempo ele poderá retornar aos treinos, normalmente”, afirmou o médico remista.

Além de Raphael Andrade, o elenco azulino conta com outros 4 atletas para a zaga. São eles: Max, Ciro Sena, Igor João e Yan.

Em meio à preparação com vistas ao duelo pela competição regional, o Remo também vai aproveitar a semana livre de jogos oficiais para recuperar jogadores e testar novas jogadas, para tentar surpreender os adversários. A equipe passou mais de 30 dias jogando pelo menos duas partidas por semana e agora conseguiu uma semana inteira sem compromissos oficiais.

Com esse tempo extra para treinar, os trabalhos de força e potência ganharão ênfase, conforme explica o preparador físico Nicolau Barros. “Nesta semana vamos trabalhar para recuperar fundamentalmente a capacidade de força. Temos dois treinos de força durante esta semana, mais uma sessão de potência e também de resistência e velocidade. Então teremos uma semana, no ponto de vista físico, muito boa que também servirá para recuperar jogadores que estão mais cansados”, analisou.

Após o confronto com o Princesa do Solimões (AM), o Leão Azul terá mais 6 dias para aprimorar parte física, tática e técnica, pois a estreia na Taça Estado do Pará – segundo turno do Parazão – só está marcada para o dia 15/03, no Mangueirão, contra o Tapajós.

“É muito importante aproveitar esse tempo que teremos entre as partidas para aprimorar alguns pontos positivos da nossa equipe e corrigir o que não estiver dando certo”, observou o lateral-esquerdo Alex Ruan.

Amazônia, 03/03/2015