Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Desde o mais humilhante dos seus rebaixamentos, em 2008, o Remo só conseguiu entrar na Série D nos anos pares: 2010, 2012 e 2014. Ficou fora em 2009, 2011 e 2013. Hoje joga contra a cábula dos anos ímpares para conquistar o título estadual e disputar a Série D 2015. Vale observar que em 2012 o Remo só entrou na competição graças à desistência do Cametá, por uma compensação financeira.

Pela ascensão, pelos “fantasmas” que já exorcizou desde a chegada de Cacaio, e por estar em estado de graça, jogando em casa, o Remo tem credenciais de favorito para esta decisão. Contudo, o Independente não deixa dúvida quanto à capacidade de se impor em qualquer situação.

Por isso, os indicativos de um jogão, digno do fechamento do campeonato. A tensão extra no jogo se concentra nos remistas. Os dois times dependem do título para ter calendário no segundo semestre (Série D), mas a pressão emocional é muito maior para o Leão Azul. Se bem que o time já mostrou que reage bem às pressões, impulsionado pela união e superação dos atletas.

O Independente deve ter a serenidade como arma para fazer um jogo inteligente, nas estratégias de Lecheva, para levar o título.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 03/05/2015