Cacaio
Cacaio

O torcedor remista mal se recuperou da comemoração pelo bicampeonato paraense, conquistado no último domingo, 03/05, e já prepara a garganta para festejar mais um título na próxima quinta-feira, 07/05, quando o Leão entra em campo podendo perder por até 2 a 0 para o Cuiabá (MT) para ser campeão da Copa Verde.

O bom momento vivido pela equipe azulina contrasta com o começo do ano, quando a diretoria e até mesmo o elenco chegaram a ser questionados após o time ser eliminado precocemente no primeiro turno do Parazão.

A virada no Remo começou fora de campo, com a queda do treinador Zé Teodoro após a derrota no Estadual por 3 a 1, em um Re-Pa em que o Remo foi dominado pelo rival. Cacaio foi acionado no dia 30/03 para assumir o time, que estava com salários atrasados e vivia um momento de crise.

“Ou a gente se abraçava e fazia acontecer, ou a gente sabia que não iríamos receber e o clube continuaria nas mesmas condições. Então, junto com a torcida que nos abraçou e nos apoiou o tempo todo, conseguimos”, destaca Eduardo Ramos.

O novo técnico trouxe a mudança necessária para o Leão. Sob seu comando o time conseguiu dois empates contra o Atlético (PR), mas mesmo assim ficou fora da fase seguinte da Copa do Brasil na disputa de pênaltis. Na Copa Verde, o treinador também não teve uma boa estreia: o time perdeu de 2 a 0 para o Paysandu, mas o clube insistiu no treinador que trouxe união aos azulinos.

“O fundamental é que o Cacaio soube jogar com as lideranças que já existiam no Baenão. Este elenco tinha líderes, mas que não tinham condição de se expressar. Ele chegou ouvindo Fabiano, Rafael Paty, Raphael Andrade, Max e Eduardo Ramos e, através dessas lideranças, conseguiu ter o grupo na mão e gerar mobilização. Estes líderes foram ouvidos até para que o treinador tomasse certas atitudes. Isto foi criando laços e, de repente, o Remo passou a ter soluções criadas de baixo para cima. O time resolveu as questões do clube”, destaca o comentarista Carlos Ferreira.

O esforço do técnico foi reconhecido pelo elenco, que deu o retorno em campo: sob o comando do treinador foram 9 partidas, com 6 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota – contra o Paysandu na Copa Verde, que foi revertida após o time devolver o placar de 2 a 0 e garantir a classificação para a final, contra o Cuiabá (MT), nos pênaltis.

“Cacaio uniu o que estava desunido e mobilizou a torcida. Gerou dinheiro, que gerou solução para pagamentos atrasados. Criou-se um ambiente de euforia e o Remo explodiu. Tudo o que era negativo virou positivo. A confiança que faltava, sobrou. O time cresceu fisicamente e taticamente, e os resultados apareceram”, destaca Ferreira.

De acordo com o psicólogo Jorge Moraes Costa, da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará, o “fator Cacaio” foi fundamental para as conquistas do Remo.

“O papel do líder é a liderança situacional. Ele fez a leitura de questões que o técnico anterior não fez com relação a quem tinha potencial, mas não havia sido motivado para este grande desafio”, explica.

Segundo Costa, a prova de que o treinador fez a diferença é que, excetuando a saída de Caça-Rato e a venda de Rony para o Cruzeiro (MG), o elenco que venceu o Parazão era o mesmo que fracassou no primeiro turno.

“Havia potencial latente que não era explorado. O Cacaio conseguiu dar esta química de grupo. Foi a pessoa certa no momento para superar uma série de situações negativas”, disse o psicólogo.

De acordo com o especialista, o treinador conseguiu transformar um time limitado em vencedor, já que o futebol depende de preparo técnico, fisiológico e emocional.

“O futebol hoje é fascinante pela complexidade. Veja, por exemplo, a seleção Brasileira da Copa de 2014: jogávamos em casa, não tínhamos um elenco inferior, tinha tudo para ganhar, mas o Felipão não soube trabalhar o emocional, que foi o fator que levou o time ao vexame. Cacaio tem um fator muito importante: ele é uma pessoa equilibrada que conseguiu captar a confiança do grupo e houve reciprocidade. Isto é o melhor dos mundos”, conclui Jorge Costa.

Globo Esporte.com, 04/05/2015