André Cavalcante
André Cavalcante

A discussão sobre a falta de Certidão Negativa de Débitos, uma garantia que há plano de pagamento das dívidas de uma entidade com o Governo Federal, se tornou motivo de preocupação durante o Conselho Técnico do Parazão 2016. Remo, São Raimundo e Paragominas foram os únicos que não apresentaram a CND, sendo que o Remo é o clube com maior dívida com a União.

Após a aprovação do Profut (Programa de Modernização da Gestão e Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro) na Câmara Federal, uma determinação da CBF estabeleceu que apenas clubes com a situação regular com a União poderiam disputar campeonatos da entidade. Com a não-habilitação a participar das disputas, os clubes sofreriam rebaixamento automático para a divisão imediatamente inferior, consecutivamente, até que regularizem sua situação.

Haveria um risco do Remo disputar a Segundinha do Parazão em vez da elite em 2016? Segundo o diretor do programa Nação Azul, o advogado André Cavalcante, essa possibilidade não existe.

“Desde o retorno do doutor Pablo Coimbra, o Remo passou a adotar as providências necessárias para a observação dos novos critérios de habilitação às competições, afastando assim o risco de rebaixamento para a segunda divisão do Parazão. Por outro lado, em contato com o doutor Osvaldo Sestário, que atua no STJD e CBF, nos foi informado que ainda não houve qualquer manifestação da entidade quanto à exigência de tais critérios já na temporada 2016”, afirmou, adiantando que o clube está procurando se enquadrar nas novas normas.

Diário do Pará, 23/11/2015