Eduardo Ramos
Eduardo Ramos

Ao bater no peito e chamar para si a responsabilidade de conduzir o time em campo, Eduardo Ramos se faz digno do carinho da torcida azulina e do investimento que o Remo faz nele, com o maior salário do Baenão. Antes criticado por falta de empenho, o talentoso meia vem virando referência de garra e funcionando como liderança no elenco, muito engajado na missão de levar o Leão à próxima Série C.

Seria o quinto acesso dele no Campeonato Brasileiro, depois das conquistas pelo Corinthians (SP), Náutico (PE), Vitória (BA) e Joinville (SC), em subidas da Série B para a Série A. Agora, “desatolar” o Remo seria uma consagração de Eduardo Ramos no futebol paraense, depois de ter sido tricampeão estadual: 2013 pelo Paysandu, 2014 e 2015 pelo Leão.

O goiano Eduardo Ramos, de 29 anos, tem 54 jogos com a camisa remista e 13 gols (5 em 2014 e 8 em 2015), além das tantas assistências para gols dos companheiros. Por enquanto, é apenas o xodó da torcida. Se levar o Remo à Série C e, principalmente se for campeão desta Série D, se tornará o ídolo que o clube não tem em campo desde a “aposentadoria” de Gian.

[colored_box color=”yellow”]Gramado do estádio do Operário (PR), em Ponta Grossa (PR), tem 105m × 70m. Está dentro do padrão Fifa no comprimento, mas tem 2 metros a mais de largura. Nada que faça diferença para os azulinos. Essas medidas foram ajustadas há 5 anos. Até 2010, eram 109m × 72m.

O Operário (PR) ganhou os 5 jogos que fez em casa neste campeonato: 3×1 no Resende (RJ), 1×0 no Inter de Lajes (SC), 1×0 no Ypiranga (RS), 2×1 no Red Bull (SP) e 1×0 no Campinense (PB). Média de público é de 2.829 pagantes por jogo.[/colored_box]

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 08/10/2015