Rafael Paty
Rafael Paty

Um dos principais heróis do Clube do Remo na conquista do segundo turno do Campeonato Paraense, o atacante Rafael Paty, autor dos 2 gols na vitória sobre o Paysandu, por 2 a 1, precisou ter paciência para se firmar com a camisa azulina. Titular em apenas 6 das 19 partidas disputadas pelo time na atual temporada, o jogador conviveu com críticas e desconfianças, mas justamente no momento em que o Leão mais precisou, ele confirmou o faro de goleador adquirido em outros clubes e a fama de carrasco dos bicolores que começou há 3 anos.

No dia 14/01/2012, Rafael Paty estreou na elite do Parazão, pelo Cametá, contra o Paysandu. Ao comando de Cacaio, hoje técnico do Remo, o Mapará surpreendeu, em plena Curuzu, ao vencer por 2 a 1, com 2 gols de Paty. No mesmo ano, o atacante foi campeão estadual em cima dos azulinos, no Mangueirão, e terminou o campeonato como artilheiro, com 11 gols, ao lado de Branco, do Águia, e Fábio Oliveira, do Remo.

Já no ano passado, com a camisa do Santa Cruz de Cuiarana, Rafael Paty também conseguiu ser o destaque da equipe que acabou rebaixada à Segundinha, apesar dos 13 gols do atacante, artilheiro da competição. Em 2 jogos contra o Paysandu, Paty marcou mais 3 gols: um deles em jogo disputado na Curuzu, e os outros dois na partida que aconteceu no estádio Maximino Porpino, em Castanhal.

Com os 2 gols marcados no clássico do último domingo (26/04), Paty, que já havia feito um gol de pênalti no Re-Pa da fase de classificação do estadual, quando o Paysandu venceu por 3 a 1, alcançou a marca de 8 gols em 8 jogos contra o rival. Em três ocasiões, o atacante balançou as redes dos bicolores duas vezes na mesma partida.

O começo da trajetória de Paty no Baenão foi discreto. No Campeonato Brasileiro da Série D do ano passado, ele fez apenas 1 gol na campanha da equipe que acabou eliminada pelo Brasiliense (DF), na segunda fase da competição. “Fui artilheiro do Parazão duas vezes. Sempre quis uma oportunidade. Nunca desisti, nem mesmo nos momentos de dificuldades”, ressalta o jogador.

Para confirmar a boa fase, Paty e o time remista têm outros dois grandes desafios. O primeiro vai ser nesta quinta-feira, 30/04, às 19h40, no Mangueirão, no jogo de ida da final da Copa Verde, contra o Cuiabá (MT).

O segundo – e mais importante – está marcado para o próximo domingo (03/05), às 16h. No mesmo estádio, Remo e Independente decidem o título do Parazão e, consequentemente, o direito de representar o Estado na Série D nacional.

Portal Arquibancada, 27/04/2015