Remo 3x0 Palmas-TO (Léo Paraíba e Kiros)
Remo 3x0 Palmas-TO (Léo Paraíba e Kiros)

Se depender do histórico da Série D do Campeonato Brasileiro, Lajeadense (RS), Remo, São Caetano (SP) e Ypiranga (RS) estão a um passo do acesso. De acordo com um levantamento, 17 clubes subiram para a Série C após decidirem, em casa, as quartas de final. As outras 7 vagas, de 2009 para cá, foram de clubes que atuaram a segunda partida longe da torcida.

Na última segunda-feira, 05/10, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas, horários e locais dos jogos de ida e volta pelas quartas de final. O Remo decidirá, em casa, contra o Operário (PR). São Caetano (SP), dono da melhor campanha da Série D, também terá o apoio do torcedor contra o Botafogo (SP). O mesmo acontecerá com a Lajeadense (RS), adversária do River (PI). O Ypiranga (RS) fará o segundo duelo em casa perante a Caldense (MG).

Em 2009 e 2010, todos os clubes que subiram para a Série C decidiram a vaga em casa. Na segunda edição da Série D, os acessos só foram definidos após a punição do América (AM), então vice-campeão. O clube amazonense foi punido por ter escalado um jogador de forma irregular na partida contra o Joinville (SC) e ficou sem a vaga. Desta forma, o JEC – que atuou em casa a partida de volta – subiu para a Série C.

Nas últimas duas temporadas, os clubes mandantes voltaram a mostrar força. Em 2013, Juventude (RS), Salgueiro (PE) e Tupi (MG) aproveitaram o fator casa e conquistaram o acesso. O mesmo aconteceu com Confiança (SE), Londrina (PR) e Tombense (MG) no ano passado.

Porém, como todos sabem, toda regra tem sua exceção. Em 2011, apenas o Santa Cruz (PE) conseguiu o acesso decidindo em casa. Cuiabá (MT), Oeste (SP) e Tupi (MG) não se importaram com a pressão das arquibancadas e tiveram êxito mesmo atuando como visitantes. Somente em 2012, a Série D ficou dividida. Foram dois acessos para os mandantes (Baraúnas-RN e Sampaio Corrêa-MA) e dois para os visitantes (CRAC-GO e Mogi Mirim-SP).

Confira os acessos da Série D do Brasileirão:

2009
Casa: Alecrim (RN), Chapecoense (SC), Macaé (RJ) e São Raimundo (PA).

2010
Casa: Araguaína (TO), Guarany (CE), Joinville (SC) e Madureira (RJ).

2011
Casa: Santa Cruz (PE).
Fora: Cuiabá (MT), Oeste (SP) e Tupi (MG).

2012
Casa: Baraúnas (RN) e Sampaio Corrêa (MA).
Fora: CRAC (GO) e Mogi Mirim (SP).

2013
Casa: Juventude (RS), Salgueiro (PE) e Tupi (MG).
Fora: Botafogo (PB).

2014
Casa: Confiança (SE), Londrina (PR) e Tombense (MG).
Fora: Brasil (RS).

Sr. Goool, 06/10/2015