Raphael Claus (Fifa-SP)
Raphael Claus (Fifa-SP)

O paulista Raphael Claus será o árbitro principal do clássico entre Remo e Paysandu, que acontece no próximo domingo, 29/03, a partir das 16h, no Mangueirão, pela 4ª rodada do segundo turno do Campeonato Paraense. Ele terá as assistências do conterrâneo Marcelo Van Gasse e do baiano Alessandro Rocha Matos. O trio faz parte do quadro de arbitragem da Fifa.

Raphael Claus tem 35 anos e é formado em Educação Física. Árbitro desde 2002, o apitador vem tendo uma carreira de ascensão. Em 2011, foi escolhido o melhor árbitro do Paulistão. Já em 2014, apitou partidas importantes, como o segundo jogo da final do Paulistão entre Santos (SP) e Ituano (SP), e a entrega da taça ao campeão brasileiro Cruzeiro (MG), diante do Fluminense (RJ), na última rodada da competição. Neste ano, Claus recebeu o escudo da Fifa junto com o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva.

Ele também ficou marcado pela polêmica com o meia Petros, do Corinthians (SP). O atleta corinthiano atingiu as costas de Raphael Claus no confronto contra o Santos (SP), pelo Brasileirão, e recebeu punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), fazendo o caso ganhar grande repercussão.

É a primeira vez que o árbitro apita um Re-Pa. Porém, Claus já esteve no comando de jogos envolvendo azulinos e bicolores, ambos em 2013. Pela Copa do Brasil, apitou a partida que o Flamengo (RJ) venceu o Remo por 1 a 0 no Mangueirão. Já pela Série B, o paulista arbitrou o embate entre Paysandu e Sport (PE), vencido pelos bicolores pelo placar de 2 a 0.

Globo Esporte.com, 27/03/2015