Levy
Levy

A fragilidade de um setor do elenco do Clube do Remo vai se escancarar nos próximos dias. O lateral-direito Levy sentiu uma lesão muscular na coxa durante o segundo tempo do jogo contra o Moto Club (MA) e logo foi substituído. De acordo com previsões até otimistas, o atleta ficará afastado das atividades por, pelo menos, uma semana. É provável, portanto, que o lateral seja o desfalque para o compromisso da segunda rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, em jogo marcado contra o River (PI), em Teresina (PI).

Por azar, Levy não tem um substituto imediato desde a dispensa de Diogo Silva, que jogou o Campeonato Paraense pelo clube, mas não agradou. Para a posição, alguns nomes foram ventilados como reforços, como o ala Eduardo Arroz, que chegou a ser dado como contratado pela diretoria. Com outras propostas em análise, Arroz protagonizou um leilão e a diretoria azulina acabou saindo de cena.

A lesão muscular de Levy acarreta alguns efeitos imediatos. O primeiro, a curto prazo: sem opções dentro do plantel, o treinador Roberto Fernandes vai ter que improvisar, caso não queira apressar a estreia de Marquinhos, recém-promovido das categorias de base. A alternativa a isso é, de fato, a mais provável. Sem condições de continuar na partida, Levy foi substituído por Dadá. A tendência é a alteração prosseguir no jogo contra o River (PI). Ex-jogador do Náutico (PE), Dadá jogou algumas vezes na posição no futebol pernambucano.

O segundo efeito é a médio prazo, pois os dirigentes se reúnem para voltar a comentar sobre a necessidade de sondar os jogadores disponíveis no mercado. Para o presidente do Remo, a conclusão de negociações vão gerar dispensas do grupo. “Vamos ter que contratar e alguns terão de sair do grupo”, disse Zeca Pirão. A ideia é não ultrapassar o pagamento estimado em R$ 320 mil de todo o plantel azulino.

O recado de Zeca Pirão tem endereço certo. De acordo com o que especula no estádio Evandro Almeida, o Baenão, dois jogadores podem acabar liberados do grupo. O zagueiro Rubran é um deles. Sem espaço na equipe titular, o defensor não está incluído, entretanto, como um dos responsáveis por onerar a folha salarial remista. No entanto, a relação custo e benefício não satisfaz a diretoria.

Outro que pode ser desligado é o meia-atacante Ratinho. Se for liberado, seria até uma surpresa, considerando que Ratinho tem moral com a torcida e fez bons jogos na campanha do título do Campeonato Paraense, mas a sequência de lesões impede um melhor aproveitamento do jogador. Recentemente, Ratinho revelou que trabalha em um processo de reforço muscular, para evitar novas contusões.

Levy é o quarto caso de contusão muscular, comum nos períodos de preparação do time após um recesso. Antes deles, os zagueiros Raphael Andrade e Max também sentiram, assim como o lateral-esquerdo Rodrigo Fernandes. Apenas este último não vem treinando com a equipe, ainda entregue ao Departamento Médico.

O Liberal, 22/07/2014