Henrique Custódio e Pedro Minowa
Henrique Custódio e Pedro Minowa

Confuso. Esta foi a definição que o Conselho Deliberativo do Clube do Remo proferiu acerca do orçamento apresentado pelo Conselho Diretor, presidido por Pedro Minowa. Ao todo, foram duas exposições somente em janeiro. A terceira aconteceria nesta segunda-feira (23/02), mas o próprio Codir pediu para adiar para o dia 04/03.

Neste orçamento estão todos os valores referentes ao lado financeiro da agremiação, desde as despesas até os possíveis proventos. Nos documentos apresentados anteriormente, o Condel alegou que alguns números não estavam em acordo.

“Nós apresentaríamos hoje (23/02), mas o nosso financeiro pediu para adiar tudo isto. O Departamento está preparando um novo documento, com os ajustes pedidos pelo Condel. Não tem nada de mais nesta situação. Foi só um pedido de ajuste, que está sendo feito e só não foi apresentado hoje porque não deu tempo”, explicou o vice-presidente do Codir, Henrique Custódio.

Veja abaixo o que o Estatuto Social do clube fala sobre o orçamento e sua apresentação:

Art. 5º – Todas as receitas e despesas constarão do orçamento-programa do Clube pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
§ 1º – Caberá ao Conselho Diretor a elaboração e o encaminhamento ao Conselho Deliberativo para aprovação, até 30 (trinta) dias a contar da posse da diretoria, proposta orçamentária contendo o programa de trabalho, com previsão de receitas e despesas, a ser implementado no Clube ao longo dos 2 anos de mandato.
§ 2º – O orçamento de que trata o parágrafo anterior detalhará o orçamento de todos os Departamentos do clube, bem como a situação do passivo financeiro e jurídico do Clube, com o respectivo planejamento para sua quitação.
§ 3º – A proposta de orçamento deverá, ainda, prevê um repasse mínimo de 10% (dez por cento) dos valores de patrocínio firmados pelo time de futebol profissional para repasse às categorias de base do futebol de campo, acrescido do repasse mínimo de 5% (cinco por cento) das rendas liquidas arrecadadas com venda de ingresso das partidas realizadas pelo time profissional do clube.

ORM News, 23/02/2015